sábado, 29 de março de 2008

Todo Mundo Pra Rua Mudar o Brasil!


Na tarde de ontem (28/03) mais de 2 mil estudantes tomaram as ruas do centro de Fortaleza para reivindicar mais verbas para Educação; o fim da DRU; a derrubada dos vetos ao PNE; a reserva de vagas na universidade pública e a expansão das vagas na mesma; qualidade no ensino, gestões democráticas nas escolas e universidades; garantia da meia passagem e da meia cultural; redução da jornada de trabalho. O momento também foi de homenagens ao estudante secundarista Édson Luiz de Lima Souto, morto há 40 anos pela ditadura militar.

Estudantes de Fortaleza, Caucaia, Maranguape, Aquiraz e Aracati mostraram à sociedade cearense que Édson Luiz não morreu em vão! E assim como há 40 anos com o luto da morte do estudante começou a luta pela redemocratização do Brasil, ontem com a homenagem a Édson Luiz começou a luta dos cearenses pela construção de um ensino público de qualidade, de uma nação justa e soberana.

Durante o percurso da Praça da Bandeira até a Praça do Ferreira os estudantes fizeram três paradas, na primeira em frente à COELCE protestaram contra os aumentos abusivos das tarifas energéticas, logo em seguida, em frente ao antigo BEC dos Peixinhos, os cearenses mostraram toda sua indignação com a privatização do banco que pertencia ao povo cearense, já perto do ponto final da passeata os estudantes fizeram uma parada em frente a uma loja da rede americana de fast-food MC’ Donalds abrindo os olhos da população ao avanço do imperialismo estadunidense sobre o mundo e mostrando repudio à beligerante política adotada pelo governo norte americano.

O ato realizado ontem fez parte da Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Educação chamada pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e pela União Nacional dos Estudantes (UNE). A Jornada levou às ruas de todo o país cerca de 50 mil estudantes durante os dias 24 e 28 de março o que já a torna vitoriosa pela capacidade de mobilização, muitos frutos serão colhidos da garra e da coragem dos estudantes brasileiros, e como sempre diz meu tio Claudenilson da Rocha, “a luta continua companheiros!”.

Seja o primeiro a comentar

  © 2009 | Template de Dicas Blogger | Orgulhosamente hospedado no Blogger Desenvolvido por | David Aragon

TOPO