terça-feira, 26 de maio de 2009

Che Guevara, Presidente de Honra da UBES!

E quem diria, o maior líder juvenil da américa latina, o argentino Ernesto Guevera de la Serna (Che Guevara), foi eleito presidente de honra da nossa querida e combativa União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).

O acontecimento foi no 20° Congresso da UBES que aconteceu entre 21 e 24 de abril de 1967, em plena clandestinidade e às vésperas do AI-5, congresso esse que elegeu para presidência da entidade Tibério Canuto. Coincidentemente poucos meses depois em 8 de outubro do mesmo ano o 'Che' é preso e assassinado pela turma da CIA na mata Boliviana.

O interessante é que o fato é mais uma prova de que os estudantes secundaristas brasileiros, capitaneados pela UBES, sempre discutiram as importantes questões políticas do país e do mundo. Enquanto isso ainda tem diretor de escola que diz que "os 'meninos' ainda são muito imaturos para participar do movimento estudantil". Fala sério, os estudantes brasileiros poderiam dar uma aula de cidadania e coragem pra lutar pelos seus direitos a muitos professores e diretores por aí!

Segue abaixo um documento da época do 20° Congresso da UBES em 1967 falando do congresso e da escolha do 'Che' para presidência de honra da entidade. A responsável pelo resgate dessa relíquia dos estudantes brasileiros é a ex-diretora da UBES e coordenadora do projeto de memória da entidade, Raisa Marques.
Valeu Raisa!


Viva os 60 anos da UBES!
Viva o eterno guerrilheiro Che Guevara!

1 Comentário:

Flaviene Vasconcelos disse...

Comandante Che Guevara, nada mais inspirador para a juventude combativa organizada na UBES. Parabéns pela escolha!

  © 2009 | Template de Dicas Blogger | Orgulhosamente hospedado no Blogger Desenvolvido por | David Aragon

TOPO