domingo, 24 de maio de 2009

'O Capital' em 'Mangá' vira best-seller no Japão

O Partido Comunista do Japão, proibido antes da 2º Guerra Mundial e, depois, considerado um pequeno grupo, está crescendo à medida que a crise econômica se aprofunda no país. Um "mangá" (nome dado às histórias em quadrinhos japonesas) sobre O Capital de Karl Marx transformou-se em best-seller em todo o país; e um conto do período entre guerras sobre a exploração dos trabalhadores vem ganhando novos leitores.

Apesar de ser a segunda economia do mundo, o Japão está assistindo ao surgimento de um movimento jovem que questiona o sistema capitalista, no momento em que sua economia sofre a pior recessão desde 1945, com megaempresas no vermelho eliminando empregos.

A desilusão com os partidos políticos tradicionais e com os sindicatos tem feito com que o partido cresça a um ritmo de mil novos adeptos por mês, enquanto seu jornal Bandeira Vermelha é lido por mais de 1,6 milhão de pessoas, segundo dirigentes.

"Este é o segundo país capitalista", afirmou Kimitoshi Morihara, vice-presidente do escritório internacional do partido.

"Mas agora a situação é bastante difícil, particularmente para os jovens", continuou.

A desregulamentação do mercado de trabalho tem facilitado as empresas a empregar e demitir trabalhadores, e o tradicional emprego japonês para a vida toda deu lugar à incerteza e aos salários menores para a última geração que entrou no mercado de trabalho.

O Partido Comunista Japonês, fundado em 1922, foi legalizado depois da 2ª Guerra Mundial.

Atualmente é o quarto partido do país, mas está ganhando adeptos, enquanto os dos demais partidos estão caindo.

E isso está sendo notado nas ruas.

A manifestação do 1º de Maio em Tóquio, organizada pelo partido, atraiu 36 mil pessoas, muitas delas jovens.

A versão "mangá" de O Capital é um best-seller, assim como Kanikousen, do escritor comunista Takiji Kobayashi, que descreve a brutal exploração dos trabalhadores.

A versão cinematográfica estreia neste verão (no Hemisfério Norte) com a atuação do ator Ryuhei Matsuda.

Fonte: O Outro lado da Notícia

1 Comentário:

Flaviene Vasconcelos disse...

Eu li uma matéria muito legal sobre um musical na China baseado no "Capital" de Karl Marx. Isso revela o qto esta obra é científica e previu com muita definição o desenvolvimento do capitalismo. Estou convencida sobre o futuro: "Socialismo ou Barbárie", então que venha o socialismo, pois com a disseminação da miséria e da violência, no nível que está, é certo que já experimentamos a barbárie, alguém duvida?

  © 2009 | Template de Dicas Blogger | Orgulhosamente hospedado no Blogger Desenvolvido por | David Aragon

TOPO