domingo, 28 de junho de 2009

E vai chegando ao fim uma longa e vitoriosa campanha ao Congresso da UNE

Daqui há algumas horas no Diretório Central dos Estudantes da UFC estará acontecendo o credenciamento das atas do 51° Congresso da UNE. Momento em que as diversas forças políticas que atuam junto à União Nacional dos Estudantes colocaram o resultado de suas campanhas, entre os estudantes universitários de todo o estado, na mesa para a apreciação final de toda a documentação.

O credenciamento deve iniciar-se às 9h, a expectativa é que tenhamos uma reunião tranquila e sem muitos tencionamentos, pois, as eleições nas principais universidades do estado aconteceram nestas duas ultimas semanas e tiveram em seus processos eleitorais um clima de muita paz, resultado da maturidade que hoje vive o movimento estudantil em nosso estado.

Para a maioria o credenciamento é a parte final da primeira etapa de mobilização do Congresso da UNE, após isso, os esforços se somam no sentido de garantir o transporte para os delegados e suplentes eleitos nas IES de todo o estado, tarefa não das mais fáceis, mas, que tradicionalmente se resolve aos 48 minutos do segundo tempo para a viagem.

Depois de amanhã nos resta 'correr atrás' dos ônibus, mobilizar grandes pedágios para ajudar nas finanças durante a viagem e intensificar os debates e a preparação da bancada para o congresso. Temos o desafio de sair do 51° CONUNE com uma UNE unificada em bandeiras de luta bem definidas para que possamos mobilizar os milhares de estudantes em todo o país no sentido de aprofundar as transformações iniciadas com a eleição do governo do campo democrático-popular de Lula em 2002.

Democratizar radicalmente a universidade brasileira deve ter centralidade na atuação da União Nacional dos Estudantes nesses próximos dois anos, é necessário modificar as estruturas de decisão dentro das IES, a estudantada deve interferir diretamente em tais processos! A luta pelo investimento dos lucros no PRÉ-SAL na educação se faz urgente e deve aglutinar amplos setores da sociedade em torno dela, investir na educação é uma das formas mais eficazes de garantir que esse dinheiro ficará no país e de dizer de uma vez por todas que 'ninguém vai tirar o PRÉ-SAL do Brasil!'


É com a intenção de se construir um Congresso da UNE com o debate qualificado em que seja possível construirmos grandes bandeiras unitárias que nós da UJS convidamos todos os estudantes universitários cearenses a participar do Movimento da Unidade Vai Nascer a Novidade e ajudar assim na construção da UNE do tamanho do Brasil!!

Por fim, até para não me alongar demais, vou me despedindo por hoje. Aqui chove bastante e isso abre uma possibilidade de eu dormir mais do que devo e me atrasar para o credenciamento.


Viva o 51° Congresso da UNE

Até a vitória companheiros!

Seja o primeiro a comentar

  © 2009 | Template de Dicas Blogger | Orgulhosamente hospedado no Blogger Desenvolvido por | David Aragon

TOPO