sexta-feira, 17 de junho de 2011

Todo apoio ao movimento dos professores de Fortaleza e do Ceará

A lei do piso salarial dos professores foi uma conquista de toda sociedade brasileira. Isso porque já faz parte do senso comum a idéia de que é preciso valorizar o profissional da educação para criar melhores condições de ensino. Nada mais justo, pois cabe ao professor uma grande responsabilidade e os meios para desenvolver sua função não atende nem de longe as necessidades que surgem no seu dia-dia.

Assim, o piso salarial aparece como um dos itens mais importantes da longa pauta de reivindicação da categoria, e sua aprovação foi motivo de grande comemoração. Mas a alegria durou muito pouco, pois logo sugiram os entraves para colocar em prática o que determina a lei. Fato que criou grande insatisfação não só entre os professores, mas em diversos setores da sociedade.

Resolvidas as últimas pendências judiciais pelo STF, não há outro caminho a não ser pagar o que a lei determina, sendo justa a reivindicação dos professores por sua aplicação imediata.

E para resolver qualquer impasse, é fundamental a garantia de uma mesa de negociação que tenha de fato o objetivo de atender o que obriga a legislação. O uso da violência, a penalização e a tentativa de criminalizar o movimento não contribuem para solucionar o problema. Criando, na verdade, uma situação de conflito que gera ainda mais desconfiança por parte dos professores.

Uma coisa é certa, sem um acordo quem sai perdendo é a sociedade cearense, já que milhares de crianças ficam prejudicadas com a perda do ano letivo e o conseqüente atraso na sua formação escolar.

Seja o primeiro a comentar

  © 2009 | Template de Dicas Blogger | Orgulhosamente hospedado no Blogger Desenvolvido por | David Aragon

TOPO