segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Posse da ACES, na praça e na luta!

Na tarde da última quinta-feira, 09, aconteceu o ato de posse da presidenta Brenna Carvalho e da nova diretoria da Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas (ACES). A atividade ocorreu no coração da capital alencarina, na Praça do BNB, em frente ao prédio da Justiça Federal. O local não foi escolhido à toa, pois os estudantes aproveitaram para fazer um protesto em defesa do ENEM que é “perseguido” pelo Procurador da República Oscar Costa Filho. Entre falas de convidados e um inesperado mergulho da moçada no chafariz ao centro da praça, irreverência e disposição marcaram a posse da entidade.

Embora em plena tarde ensolarada de Fortaleza e numa praça no centro da cidade, a posse da diretoria da ACES foi prestigiada por diversas entidades. Entre elas estavam UNE, UBES, UNEFORT, UMES de Potiretama, UMES de Itapipoca, UMES de Jijoca, grêmios estudantis de diversas escolas, professores.

Em seu discurso de posse Brenna falou da responsabilidade que é assumir a presidência da ACES e ressaltou a importância de se democratizar o acesso à universidade no Ceará. Para a líder estudantil “a UFC foi uma das universidades mais procuradas do país, porque não existe nenhuma política afirmativa para o ingresso de jovens oriundos das escolas pública ou jovens negros”. “Aprovar as cotas na UFC e demais universidades públicas cearenses deve ser uma luta tocada pela ACES e por todos estudantes secundaristas”, enfatiza Brenna.

Também presente no ato o diretor da UNE e ex-presidente da ACES, Ivo Braga, falou da sua felicidade em ver a entidade crescendo e organizando as lutas dos estudantes cearenses. “O ano de 2012 é o ano para radicalizarmos o acesso às universidades cearenses, é hora de dar oportunidade aos negros, mulheres e homossexuais. Essa é a geração dos 10% do PIB e dos 50% do Pré-Sal para Educação e é a geração que vai pintar a universidade de povo” finalizou Braga.

A nova diretoria da ACES tem como objetivos principais para essa gestão aprovar o investimento de 10% do PIB e 50% do Pré-Sal para Educação; democratizar o acesso ao ensino superior no Ceará; defender intransigentemente a meia-entrada estudantil; lutar pela expansão do ensino técnico acompanhando inclusive o PRONATEC; aumentar a articulação da ACES em todo o estado do Ceará.

Discurso de posse Brenna Carvalho:


Fala de Ivo Braga diretor da UNE:


Da redação,

Seja o primeiro a comentar

  © 2009 | Template de Dicas Blogger | Orgulhosamente hospedado no Blogger Desenvolvido por | David Aragon

TOPO