domingo, 2 de janeiro de 2011

PNE 2011-2020: Hora de unidade do movimento educacional

Logo no início da próxima legislatura o Congresso Nacional deve aprovar o novo Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2020.

O PNE define as metas para a educação brasileira em dez anos e por isso é alvo de disputa de diversos setores com interesses às vezes diametralmente opostos. De um lado os "tubarões do ensino", donos dos grandes conglomerados educacionais, e do outro, estudantes e educadores.

O Plano que se venceu com a virada do ano foi aprovado sob o marco de um governo neoliberal, que caracterizou-se pelo descaso com a Educação, pelo sucateamento das universidades, e pelo abandono dos Cefet’s. Tornado-se portanto, limitado.

Hoje convivemos com uma outra realidade, acabamos de impor uma terceira grande derrota eleitoral à direita neoliberal. E temos uma correlação de forças totalmente diferente do que havia há 10 anos atrás no Congresso. Temos condições reais de fazer a política educacional do Brasil avançar ainda mais.

Para isso será necessária grande mobilização de estudantes, educadores e demais setores progressistas do nosso país para enfrentar o grande lobby dos tubarões do ensino. Para sairmos vitoriosos é fundamental apararmos todas as arestas e travar esta luta com muita unidade.

Então, mãos à obra que 2011 está apenas começando, promete ser um ano de muitas vitórias, e nós precisamos estar preparados para todos os desafios.
Deixo no link abaixo o projeto de lei que tramita no Congresso e que trata do novo PNE.

Plano Nacional de Educação 2011-2020

Seja o primeiro a comentar

  © 2009 | Template de Dicas Blogger | Orgulhosamente hospedado no Blogger Desenvolvido por | David Aragon

TOPO