Criminalidade
Vem crescendo o número de manchetes de jornais e revistas anunciando crimes com menores envolvidos, então cresce entre a sociedade brasileira a discussão sobre o assunto.
Algumas pessoas apontam como solução para tal problema a redução da maior idade penal. Porém, apenas considerar maior de idade um jovem de dezesseis ou quatorze anos não irá mudar muito a nossa realidade. Temos que analisar a conjuntura em que se insere um menor infrator.
Há, na sociedade brasileira, especialmente entre os jovens, uma inversão de valores éticos e morais, em que a lei do menor esforço tem destaque e “se dá bem” quem engana os outros em benefício próprio. Jovens das nossas periferias se vangloriam dos crimes cometidos usando artigos do código penal em jargões como “Eu sou 157”, no caso assalto à mão armada.
Portanto, temos que trabalhar no resgate dos valores éticos por meio de esportes, cultura, profissionalização, enfim, ocupação para a nossa juventude. Não podemos cobrar boa conduta se dão dermos condições para que esses cidadãos ajam dentro da lei.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário