terça-feira, 4 de agosto de 2009

Debate: Os Estudantes Cearenses e a Guerrilha do Araguaia

Os Estudantes Cearenses e a Guerrilha do Araguaia

Em homenagem aos estudantes cearenses que lutaram na Guerrilha do Araguaia contra a Ditarura Militar, a UJS de Fortaleza exibirá o filme Araguaia - Conspiração do Silêncio, do diretor Ronaldo Duque. O filme narra a trajetória dos militantes do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) que lutaram nas selvas do Araguaia, na decada de 70, contra o regime militar. Logo após a exibição, haverá um debate sobre o movimento estudantil na década de 60 e 70 no Ceará com Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), estudante da UFC e ativista do movimento estudantil daquele período.

Essa atividade tem como objetivo rememorar um dos momentos mais dramáticos da história do Brasil que foi a Ditadura Militar. Ao memos tempo, é uma oportunidade de homenagear os patriotas que tombaram na luta contra esse regime, a exemplo do cearense Bergson Gurjão, cuja ossada foi identificada recentemente pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) do Governo Federal.

Para a direção municipal da UJS de Fortaleza, exaltar a trajetória desses jovens que doaram suas vidas para a luta contra as injustiças é uma forma de manter erguida a bandeira da liberdade. Mais do que destacar seus atos, cabe a nossa juventude seguir o exemplo desses verdadeiros herois brasileiros para que as gerações futuras possam comemorar nossas conquistas e não mais chorar pela violência sofrida como em outros tempos.

Data: Sábado - 08 de Agosto
Local: Sede da UJS - Av. da Universidade - 3107
Horário:
14h00 - Filme: Araguaia - Conspiração do Silêncio
15h30 - Debate: O Movimento Estudantil na década de 60 e 70 no Ceará
Debatedor: Carlos Augusto Diógenes (Patinhas)

Seja o primeiro a comentar

  © 2009 | Template de Dicas Blogger | Orgulhosamente hospedado no Blogger Desenvolvido por | David Aragon

TOPO